Multiterapia Anna Lou Olivier (Lou de Olivier)

Técnica Terapêutica registrada sob nº 5.260.568/10CDT/SP/Brasil

Diferença entre Multiterapia e Multidisciplinar


Antes de ler o artigo sobre as diferenças, analise este resumo e entenda a importância desta proposta de Anna Lou Olivier

Equipe Multidisciplinar, em geral, é composta por, no minimo, três profissionais: Fonoaudiólogo(a), Psicopedagogo(a) e Neuropsicólogo(a). Algumas equipes incluem Psicólogo(a), Terapeuta Ocupacional, Musicoterapeuta/Arteterapeuta. Há também equipes que, além destes profissionais, incluem Brinquedista e Pedagogo(a). 


Esta reunião de profissionais passa a tratar o paciente. Em geral, o pai/mãe precisa se deslocar a diversos consultórios e clínicas, levando o(a) filho(a) a estes tratamentos. Existem propostas de criação de centros de atendimento que ofereçam todos estes tratamentos em um único local. Isso eliminaria a necessidade de deslocamento a muitos locais, mas continuaria exigindo que o paciente fosse submetido a diversos tratamentos que, somados, seriam eficientes. É como Erasmo de Oliveira, sabiamente comparou em seu artigo "Beethoven e os sete pianistas". "Multidisciplinar é como colocar num mesmo palco sete pianos e sete pianistas, cada um deles especializado em tocar apenas uma nota. Para ouvir a música inteira, todos deveriam tocar em absoluta sintonia"

A Multiterapia criada por Anna Lou Olivier propõe que UM ÚNICO PROFISSIONAL seja extremamente capacitado para atuar no tratamento do paciente. A Multiterapia tem técnicas avançadas que suprem todo este atendimento. Isso torna o tratamento mais rápido, prático, eficaz e muito mais barato. E não significa que todos os outros profissionais perderão seus empregos. Os profissionais só precisarão passar por um treinamento em Multiterapia para aplicarem de forma correta. Então Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Terapeutas Ocupacionais, Musicoterapeutas/Arteterapeutas e outros profissionais que hoje integram o Multidisciplinar, cada um "tocando uma nota só", poderão atender os pacientes em parceria aos Neurologistas e/ou Psiquiatras. É uma proposta que Anna Lou Olivier vem fazendo há mais de trinta anos para o Brasil. Muitos países (Inglaterra, Portugal, Canadá, Estados Unidos) já entenderam e aceitaram. Será que, agora, o Brasil aceitará?

Há workshop de Multiterapia com duração de sete horas para pais e professores. E há um curso com duração de três a quatro módulos (aulas semanais) para Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e  Fisioterapeutas que queiram atuar como Multiterapeutas. Informe-se sobre turmas e saiba detalhesclique aqui

Agora, leia o artigo que foi escrito em 2004 e até hoje aguarda providências: 

No Brasil (e em alguns países de idioma português ou espanhol) tem sido criadas clinicas e/ou anunciadas técnicas de “multiterapia”/”multiplasterapias” que nada tem em comum com o método de Multiterapia/Multiplas Terapias descoberto e desenvolvido por Lou de Olivier e nem se vinculam a ela, por isso, divulgamos este comunicado para orientar o publico


Como já foi amplamente abordado, a Multiterapia criada por Lou de Olivier (desde a década de oitenta) engloba varias técnicas que vão desde Psicanálise Clinica até Arteterapia, adaptadas a cada paciente de forma única, ou seja, o tratamento é moldado de tal forma que cada paciente passa por um tratamento independente do distúrbio/disfunção ser igual ao de outro paciente. Isso exige muito estudo, pesquisa e também sensibilidade por parte do profissional que aplica a Multiterapia. 
 

O que freqüentemente acontece em clinicas que se intitulam de “Multiterapia” ou “Múltiplas Terapias” na verdade, é “multidisciplinar”, é uma junção de profissionais unidos para um mesmo tratamento. Então fonoaudiólogo, psicólogo, psicopedagogo, fisioterapeuta e outros profissionais trabalham numa mesma clinica e podem atender simultaneamente um mesmo paciente. Este tipo de tratamento, para funcionar. depende de uma total integração entre os profissionais para aplicarem técnicas compatíveis e não divergentes e significa também muitas sessões para o paciente, já que cada profissional atende individualmente em suas sessões. A tentativa de juntar mais de dois profissionais numa mesma sessão seria improdutiva e inviável em todos os aspectos. Por isso, tratamento multidisciplinar implica em muitas sessões com vários profissionais. Isso é MULTIDISCIPLINAR


MULTITERAPIA é UMA TECNICA que ENGLOBA DIVERSAS ÁREAS E TÉCNICAS e justamente por isso é mais eficaz, rápida e completa que qualquer outra técnica terapêutica atual. MULTITERAPEUTA é UM ÚNICO PROFISSIONAL extremamente habilitado em diversas áreas terapêuticas e apto a aplicar os diversos recursos da Multiterapia e adaptar cada tratamento a cada paciente de forma artesanal, única e englobada. Em casos muito graves, que exigem uso de medicação, o Multiterapeuta pode e deve trabalhar em conjunto com um Neurologista e/ou Psiquiatra, em alguns casos pode-se incluir tratamento com Fisioterapeuta ou Psicomotricista. Porém estes últimos só devem ser necessários em casos de acidentes ou limitações que comprometem movimentos físicos e necessitam de exercícios físicos de reabilitação. 


Já uma  clinica Multidisciplinar deve oferecer tratamentos com Psicopedagogo, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta e, entre outros, acompanhamento com pedagogo. Cada um desses profissionais deve atender em uma sessão individual e, por isso, o tratamento além de muito mais longo, depende de compatibilidade entre profissionais e suas técnicas em conjunto. O pais é livre e cada terapeuta tem direito a abrir e atuar em sua clinica. O que é inaceitável é abrir uma clinica Multidisciplinar e anunciá-la como Multiterapêutica, ai É CRIME e é direito do consumidor reclamar e recusar-se ao tratamento equivocado.


E ATENÇÃO: É frequente em diversos pontos do Brasil clinicas de estética oferecendo tratamentos de Multiterapia. Isto é mais do que um  crime, é menosprezar a inteligência do paciente (ou cliente). Não se deixe enganar, Multiterapia é uma técnica séria, fundamentada em áreas de saúde e artes e não é possível ser praticada por esteticistas. Respeitamos o trabalho dos esteticistas, entendemos seu valor por isso pedimos a fineza de também respeitarem a seriedade da Multiterapia sem invadi-la de forma leiga e irresponsável. 



Frisamos bem que não estamos aqui reivindicando o “direito” de uso da “marca” ou “patente” Multiterapia/Multiterapeuta até porque a “marca” que Lou de Olivier já deixou há tempos é a de libertar inúmeros pacientes de tratamentos ineficazes e promover real melhora na qualidade de vida de todos que com ela se trataram. O que nos preocupa é a ineficácia de tratamentos obsoletos juntados aleatoriamente e intitulados como “Multiterapia” por pessoas não treinadas e menos ainda autorizadas a atuar como Multiterapeutas. O profissional que utilizar-se da técnica sem devido treinamento estará lesando os pacientes. E colocando em risco a saúde da população.


  • A técnica está em fase de regulamentação e sofre pela morosidade e descrença imperantes no Brasil, por isso, no momento, a única habilitada a implantar e aplicar este método é Lou de Olivier que visita clinicas, fornece treinamento e implanta o método. Informe-se como implantar o método em sua clinica ou saiba sobre profissionais credenciados
  • A Multiterapeuta Lou de Olivier pesquisa, publica artigos e livros (e trata) Distúrbios de Aprendizagem (Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Hiperlexia, etc), Distúrbios de comportamento (TOC/Tourette, toxicomania, etc), TEA/TIDS (autismo), Distúrbios familiares (violência domestica, terapias de casais, etc) Lou de Olivier - Psicopedagoga, Psicoterapeuta, Especialista em Medicina Comportamental, Precursora da Multiterapia e Criadora do Método Terapia do Equilíbrio Total/Universal. É também Dramaturga e Escritora (vários gêneros). Autora de quinze textos teatrais e nove livros didáticos. Sempre em constantes pesquisas aprimora a cada dia sua tecnica pioneira em Multiterapia.

  • Multiterapia é a técnica criada por Lou de Olivier, experiente Psicopedagoga,Psicoterapeuta, Especialista em Medicina Comportamental. A Multiterapia trata distúrbios de aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia, entre outros), transtornos de comportamento (Transtorno Obsessivo-compulsivo, Tourette, ansiedade/depressão, entre outros. Também é eficaz no atendimento e estimulo de aprendizagem de pessoas com Síndrome de Down, TEA/TIDS, falhas/ausência de memória e alivio na sequelas de acidentes.
Há workshop de Multiterapia com duração de sete horas para pais e professores. E há um curso com duração de três a quatro módulos (aulas semanais) para Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, Terapeutas Ocupacionais e  Fisioterapeutas que queiram atuar como Multiterapeutas. Informe-se sobre turmas e saiba detalhesclique aqui

Equipe Multidisciplinar

Multiterapeuta