Multiterapia Anna Lou Olivier (Lou de Olivier)

Técnica Terapêutica registrada sob nº 5.260.568/10CDT/SP/Brasil

Meditação sem Dogmas


Origem e Significado


Derivando do latim "meditare", “voltar-se para o centro“, ou seja, desligar-se do meio externo e se concentrar no interior do próprio ser. É também uma forma de auto-conhecimento e, ao contrário do que muitos imaginam, meditar não é refletir e sim esvaziar a mente para buscar se conhecer melhor e sentir o mundo à sua volta.

Historicamente, a meditação é uma arte ancestral. Há relatos de estados meditativos até na pré história. E, mesmo sem comprovação exata de seu início, fato é que se propagou por diversos povos e culturas. Ao ponto de nenhum povo poder deter esta técnica de forma exclusiva. Sendo conhecida de formas diferentes em cada região do Planeta, atingiu o ápice no Egito, na Índia e entre os Maias, constando em antigos relatos porém sabe-se que o iniício foi bem anterior.


O que é Meditação

A meditação é parar o pensamento, deixar o cérebro livre para tomar consciência da “existência” daquilo que nos cerca e de nós mesmos sem a influência dos sentidos, lógica e razão. Isso é meditar.


Como se pode perceber a meditação está longe de ser aquele ritual que nos mostram em filmes onde aparecem monges em posição de lótus emitindo sons estranhos e conectando-se com seres de outros planos sutis...


Isso tudo é ritual e acontece bastante no cinema e na TV.



Na realidade quem quer meditar não precisa de nenhuma iniciação religiosa nem tomar como base fundamentos esotéricos, menos ainda ficar em posições desconfortáveis.


Ao contrário, é possível, e muito melhor, meditar em posições confortáveis, sem necessidade de emitir nenhum som, apenas limpando a mente de qualquer pensamento e voltando-se a si mesmo e ao seu mundo em redor. No início (e para efeitos terapêuticos) é bom praticar Meditações Guiadas, em que um orientador vai narrando frases ou citações que direcionam o pensamento e reflexão do paciente/interessado e, com isso, facilita a concentração, reflexão e alcance de resultados. Quem já tem um bom treinamento, pode dispensar a meditação guiada e praticar a meditação mais profunda já relatada que consiste em se desligar do mundo exterior e voltar-se ao seu mundo interior. Mas atenção! O objetivo principal da Meditação é alcançar equilíbrio físico e mental, trazer paz e bem-estar. Quaisquer outros objetivos, (principalmente, alcançar bens materiais) não devem ser entendidos como meditação e sim como afirmações que podem até trazer realização material, mas não são parte de uma ação de saúde e/ou autoconhecimento.


Onde e como a Meditação influencia nosso comportamento
(explicação Científica)

De forma simplista vou explicar:

Nosso sistema nervoso, é dividido em: Sistema Nervoso Central, (SNC),Sistema Nervoso Periférico (SNP), considerando aqui o Sistema Nervoso Somático (SMS e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA)que também é conhecido como Sistema Neurovegetativo ou Sistema Nervoso Visceral. Há também quem considere o Sistema Nervoso Voluntário (SNV), porém não é interessante esta discussão neste artigo que visa abordar de forma simples a meditação.


No SNA, ou seja, no Sistema Nervoso Autônomo encontramos dois sistemas distintos, o Simpático e o Parassimpático que são responsáveis pelo controle do funcionamento das nossas funções automáticas. Numa situação de estresse, por exemplo, é o sistema simpático que é acionado aumentando os batimentos cardíacos e outras reações que temos involuntariamente como aumento de pressão arterial entre outras. O sistema parassimpático, por sua vez, entra em ação na compensação do que excede no simpático, ou seja, reduzindo os batimentos cardíacos, a pressão arterial, etc.


A Meditação entra em ação aqui de uma forma a equilibrar estes dois sistemas, alterando positivamente a interação dos dois sistemas provocando um relaxamento ideal e mantendo sob controle as reações dos sistemas. Para conseguir alcançar este equilíbrio é necessário apenas vontade, disposição e conhecer técnicas seguras que, na medida certa, irão nos manter equilibrados.


Neste ponto é preciso saber que grande parte dos profissionais defendem que a redução da atividade do sistema simpático e, ao mesmo tempo, a maior estimulação do sistema parassimpático é que proporciona a sensação de relaxamento e bem-estar da meditação. Isso, sem dúvida, tem lógica mas eu defendo que é o equilíbrio e não a sobreposição de um sistema ao outro que traz reais benefícios a quem medita. Por isso, na técnica que desenvolvi, há uma fase de total relaxamento mas, indo além, há outra fase de real equilíbrio dos sistemas.



Portanto, entre tantos diferenciais, neste ponto, minha técnica de Multiterapia também é diferenciada.


Síntese


Meditar é parar de pensar e começar a sentir. Equilibra nosso Sistema Nervoso Autônomo melhorando nossa qualidade de vida. Não tem nenhum caráter religioso nem mistico e atualmente é amplamente estudada e recomendada em Medicina Comportamental com aval da UNIFESP (Escola Paulista de Medicina). Como curiosidade, a Revista Isto é (Edição: 2102 data:19.Fev.10):cita importantes pesquisas realizadas pelo Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einsteinconstatando os benefícios da meditação e o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center como utilizador do método em seus tratamentos.


A popularização destas técnicas bem como os argumentos comerciais, na tentativa de “vender” os serviços, inventam que liberam os chacras, conectam com o além, buscam o Divino e outros argumentos e, com isso, tornam “esotérico" o que deveria ser apenas mais uma técnica de terapia ou a busca de um maior conhecimento de si mesmo integrando-se ao Universo e à Eternidade. Há, de fato, rituais que proporcionam isso esotericamente mas não é esse o propósito principal. Para obter-se um bom conhecimento de si mesmo e bons resultados, é preciso desvincular a meditação de quaisquer dogmas, crenças e rituais e usá-la apenas com o mental introspectivo.



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Espero, com este breve artigo, ter explicado bem o real valor dessa técnica que, se bem aplicada por um bom terapeuta, pode auxiliar muito um paciente. Podendo também ser utilizada por qualquer pessoa que queira encontrar equilíbrio e bem-estar. Conheça os principais livros sobre Terapias, Distúrbios, sintomas e tratamentos, de autoria de Anna Lou Olivier (Lou de Olivier), clique aqui